Segurança do Paciente é foco de treinamento no CHS Timbaúba
O CHS João Paulo II segue firme no compromisso de garantir excelência e aprimoramento contínuo para seus profissionais. Como parte de seu projeto de Educação Continuada, o CHS Timbaúba promoveu um treinamento em Segurança do Paciente, voltado para a equipe de Enfermagem.
Nas últimas segunda (20) e terça-feira (21), as equipes de Enfermagem participaram de aulas que abordaram as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International (JCI) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas metas são fundamentais para garantir a segurança na assistência à saúde.
Quais as 6 metas internacionais de segurança do paciente?
- Identificação Correta do Paciente: Prevenir erros garantindo que o paciente seja corretamente identificado em todas as etapas do atendimento.
- Melhoria na Comunicação Efetiva: Assegurar que informações cruciais sejam transmitidas de maneira clara e precisa entre os profissionais.
- Segurança na Prescrição e Uso de Medicamentos: Evitar erros no processo de prescrição, administração e uso de medicamentos.
- Cirurgias em Local, Procedimento e Paciente Correto: Implementar práticas que assegurem que cirurgias sejam realizadas de forma segura.
- Higienização das Mãos: Reforçar a importância da higiene adequada para prevenir infecções hospitalares.
- Prevenção de Quedas e Úlceras por Pressão: Adotar práticas que reduzam riscos comuns durante a hospitalização.
O objetivo das 06 metas internacionais de segurança do paciente dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas. Saiba mais.
Prática e teoria caminhando juntas
O coordenador de Enfermagem do CHS Timbaúba, Abson Araújo, liderou o treinamento e destacou que, além de discutir essas metas teóricas, medidas
práticas como a correta higienização das mãos e a prevenção de quedas foram reforçadas.
“O profissional da Enfermagem, enquanto protagonista do cuidado, está diretamente envolvido no processo de garantir as boas práticas através do cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente”, afirmou Abson Araújo.
A importância da Educação Continuada
Esse treinamento faz parte de um ciclo contínuo de capacitações no CHS Timbaúba, que já havia iniciado com práticas em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) para pacientes pediátricos e adultos realizadas entre os dias 13 e 15 de Agosto.
A instituição planeja novos cursos para manter a equipe atualizada com as melhores práticas e tecnologias em cuidados à saúde.
Fique por Dentro de tudo que acontece no CHS
Aprimorar constantemente as habilidades dos profissionais é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. No CHS João Paulo II, seguimos empenhados em construir o SUS QUE DÁ CERTO!
Fique por dentro de nossos treinamentos e eventos aqui em nosso blog e nas redes sociais do CHS!