18 de Outubro: Dia do Médico

Hoje, dia 18 de outubro, celebramos o Dia do Médico, uma data especial para homenagear esses profissionais essenciais para a saúde e bem-estar da população.

Além de prestar essa merecida homenagem, a CHS João Pedro II compartilha com você 8 curiosidades sobre a profissão médica que você talvez não conheça. Confira!

1. Por que o Dia dos Médicos é comemorado em 18 de outubro?

O Dia dos Médicos foi escolhido em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e dos médicos. Lucas, além de evangelista, era conhecido por ser médico e por cuidar da saúde física e espiritual das pessoas, sendo uma figura reverenciada na história da medicina.

2. Por que Hipócrates é considerado “o pai da medicina”?

Considerado o “pai da medicina”, Hipócrates, médico da Grécia Antiga, revolucionou a forma como a saúde era entendida, fundando a medicina moderna baseada na observação clínica. Seu legado é tão importante que o “Juramento de Hipócrates” ainda é uma referência ética para os médicos.

3. Quantos médicos existem no Brasil?

De acordo com o Censo 2024 do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil conta com aproximadamente 570 mil médicos ativos. Esse número inclui profissionais em todas as regiões do país e reflete o crescimento contínuo da força de trabalho na área da saúde.

4. Número de médicos quase dobrou nos últimos 14 anos

Levantamento baseado nos dados da Demografia Médica de 2024, do CFM, mostra que o número de médicos aumentou 89% no Brasil desde 2010, saindo de 304.406 e chegando a 575.930 profissionais ativos neste ano. Em 13 estados, o crescimento foi acima do dobro, com o Piauí tendo registrado um salto de 158%. Esse aumento foi impulsionado sobretudo pela abertura de novas faculdades de medicina e maior acesso à educação superior na área de saúde.

5. Quais são as especialidades mais populares?

Entre as especialidades com maior número de registros de especialistas estão: Clínica Médica (56.979 médicos), Pediatria (48.654), Cirurgia Geral (41.547), Ginecologia e Obstetrícia (37.327), Anestesiologia (29.358), Ortopedia e Traumatologia (20.972). Juntas, essas especialidades representam quase metade do total de médicos no país.

6. A diferença na taxa de médicos por mil habitantes é de até cinco vezes entre os estados

Na ponta superior, o Distrito Federal tem uma proporção de 6,3 médicos a cada mil pessoas, enquanto no Maranhão a taxa é de apenas 1,3.

A taxa nacional é de 3,07 profissionais da saúde por mil habitantes, enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 3,7 profissionais.

7. O Brasil tem mais médicas que médicos

Uma curiosidade interessante é que a medicina no Brasil está se tornando uma profissão predominantemente feminina. Segundo dados do CFM, cerca de 58% dos profissionais mais jovens, com menos de 39 anos, no Brasil, são mulheres, uma tendência que vem crescendo a cada ano. A pesquisa apontou ainda que, até 2023, os homens ainda formavam a maioria dos médicos no país, representando 50,08% do total.

8. Tempo médio de formação

Para se tornar médico no Brasil, são necessários 6 anos de faculdade de medicina, seguidos de residência médica, que pode variar de 2 a 6 anos, dependendo da especialidade escolhida. Ou seja, a formação completa de um médico pode levar até 12 anos. E mesmo após a graduação, a aprendizagem não para. Médicos ainda precisam estar se atualizando sobre avanços rápidos na área da saúde, a fim de promover o melhor cuidado aos seus pacientes.

Neste Dia dos Médicos, a CHS João Paulo II presta uma homenagem especial a todos os médicos que dedicam suas vidas a cuidar da nossa saúde.

Sua dedicação, conhecimento e compromisso são fundamentais para a construção de uma sociedade mais saudável e humana.

Feliz Dia dos Médicos!

Rolar para o topo