SUS QUE DÁ CERTO: o 1º semestre de 2024 no CHS João Paulo II
O primeiro semestre de 2024 foi repleto de conquistas e números impressionantes para o CHS João Paulo II. Confiram os destaques:
Atendimentos Ambulatoriais, Cirurgias e Internamentos
Entre 1º de Janeiro e 30 de Junho de 2024, foram registrados:
- 140.174 atendimentos ambulatoriais
- 2.501 cirurgias realizadas
- 3.933 internamentos
Para ter uma ideia do impacto, esses atendimentos e intervenções equivalem à população de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, ou a quase dois estádios do Maracanã lotados. Se com este número de pessoas fosse formada uma fila, ela teria 70,1 km – a distância aproximada entre Recife e Gravatá.
Destaque dos Atendimentos
O CHS Timbaúba foi a líder em atendimentos ambulatoriais entre as unidades do CHS neste primeiro semestre, com 45.549 pacientes assistidos. Entre estes atendimentos:
- 9.277 foram consultas agendadas
- 1.000 consultas de retorno
- 35.260 consultas de pronto-atendimento
- 6 pré-operatórios
- 3 pequenas cirurgias
- 3 consultas para hemoterapias
Destaque em Cirurgias
Os CHSs Anápolis, Barreiros, Alvorada e Vertentes realizaram, juntos, 2.501 cirurgias nos seis primeiros meses do ano. A unidade de Anápolis ficou na frente das demais, somando 1.088 procedimentos.
Destaque em Internamentos
As unidades CHS registraram um total de 3.933 internações neste primeiro semestre. O CHS Anápolis e o CHS Barreiros se destacaram, somando 1.253 internações cada.
Avanços nas Unidades CHS no primeiro semestre de 2024
CHS Ibimirim
O CHS Ibimirim recebeu, neste primeiro semestre, várias melhorias feitas pela gestão municipal. Entre elas, estão a sua ampliação, restauração e aquisição de novos equipamentos. Com isso, o que era antes uma casa de saúde, após as reformas, transformou-se em um Hospital Municipal que aumentou o número de seus leitos de 18 a 36, com potencial para ser um hospital regional. Em breve, a unidade contará com radiologia digital devido aos equipamentos modernos adquiridos.
CHS Vertentes
Algumas cirurgias já começaram a ser realizadas no CHS Vertentes, que vem sendo equipado com um dos maquinários mais modernos do país. Além da chegada de equipamentos para a realização de cirurgias por videolaparoscopia – sendo a primeira vez que o município terá acesso a este tipo de procedimentos -, em breve, será implantada a radiologia digital, após a inspeção do aparelho de raio-X com tecnologia DICOM (Comunicação de Imagens Digitais em Medicina, na sigla em inglês).
CHS Barreiros
O CHS Barreiros implantou a radiologia digital neste primeiro semestre, reduzindo significativamente o tempo de espera dos pacientes para laudos de tomografias realizadas na própria cidade.
CHS Timbaúba
Neste primeiro semestre, o CHS passou por uma série de renovações realizadas em parceria entre a Prefeitura Municipal e o CHS, que tem proporcionado inúmeros benefícios para toda a comunidade. Isso inclui a inauguração de três blocos cirúrgicos, uma nova ala de emergência e a disponibilização de novos leitos. Há ainda previsão de chegada de mais equipamentos modernos que permitirão a criação de um sistema de radiologia digital e telessaúde.
Treinamento, Capacitação e Ações
Foram realizados mais de 700 treinamentos para que os colaboradores se habilitassem ao uso do ERP Wareline em diversas aplicações, como assistência ao paciente, gestão de estoque e recursos, e gestão financeira e contábil.
Além disso, foram promovidos workshops e palestras. Entre os destaques estão a realização de curso intensivo de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) no CHS Alvorada; Capacitação para realização de videolaparoscopias e a roda de gestantes em Timbaúba, entre outros.
Foi promovida ainda uma campanha para arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul nas unidades CHS Anápolis e Alvorada.
CHS Aprendizagem: Revolução no Ensino em Saúde
Em março deste ano, o CHS deu início à sua jornada em prol da transformação do ensino em saúde no Brasil com o lançamento da CHS Aprendizagem, instituição de ensino superior em saúde, que se concentra em programas de pós-graduação, incluindo residências médicas, mestrados e doutorados em medicina, adotando a metodologia inovadora do ensino híbrido, conhecida como blended learning (ensino híbrido).
Já foram iniciadas as residências em:
- Anestesiologia
- Cirurgia Geral
- Clínica Médica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Medicina Intensiva
Saiba mais sobre a CHS Aprendizagem em chs.org.br/aprendizagem.
Acreditação ONA: Compromisso com a Qualidade
Iniciamos, neste primeiro semestre, o planejamento estratégico para a obtenção da Acreditação ONA no CHS Vertentes, refletindo nosso compromisso com a qualidade e excelência em serviços de saúde.
Os hospitais que obtêm a Acreditação ONA têm muito a ganhar. Além do reconhecimento da qualidade dos serviços prestados, eles também usufruem de outros benefícios, como a otimização de processos, redução de erros e desperdícios, maior segurança para os pacientes e colaboradores, aumento da credibilidade no mercado e a possibilidade de aprimoramento contínuo.
Como uma Organização Social de Saúde responsável pela administração de hospitais do SUS, reconhecemos a importância de estarmos alinhados com os mais altos padrões de qualidade e excelência em serviços de saúde.
Fique por dentro
Para saber mais sobre nossas conquistas e avanços, visite sempre nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Estamos comprometidos em oferecer o melhor atendimento e continuar evoluindo para atender cada vez mais e melhor, fazendo valer o lema de que somos o SUS QUE DÁ CERTO! Vem muito mais por aí!