SUS QUE DÁ CERTO: o 1º semestre de 2024 no CHS João Paulo II

O primeiro semestre de 2024 foi repleto de conquistas e números impressionantes para o CHS João Paulo II. Confiram os destaques:

Atendimentos Ambulatoriais, Cirurgias e Internamentos

Entre 1º de Janeiro e 30 de Junho de 2024, foram registrados:

  • 140.174 atendimentos ambulatoriais
  • 2.501 cirurgias realizadas
  • 3.933 internamentos

Para ter uma ideia do impacto, esses atendimentos e intervenções equivalem à população de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, ou a quase dois estádios do Maracanã lotados. Se com este número de pessoas fosse formada uma fila, ela teria 70,1 km – a distância aproximada entre Recife e Gravatá.

Destaque dos Atendimentos

O CHS Timbaúba foi a líder em atendimentos ambulatoriais entre as unidades do CHS neste primeiro semestre, com 45.549 pacientes assistidos. Entre estes atendimentos:

  • 9.277 foram consultas agendadas
  • 1.000 consultas de retorno
  • 35.260 consultas de pronto-atendimento
  • 6 pré-operatórios
  • 3 pequenas cirurgias
  • 3 consultas para hemoterapias

Destaque em Cirurgias

Os CHSs Anápolis, Barreiros, Alvorada e Vertentes realizaram, juntos, 2.501 cirurgias nos seis primeiros meses do ano. A unidade de Anápolis ficou na frente das demais, somando 1.088 procedimentos.

Destaque em Internamentos

As unidades CHS registraram um total de 3.933 internações neste primeiro semestre. O CHS Anápolis e o CHS Barreiros se destacaram, somando 1.253 internações cada.

Avanços nas Unidades CHS no primeiro semestre de 2024

CHS Ibimirim

O CHS Ibimirim recebeu, neste primeiro semestre, várias melhorias feitas pela gestão municipal. Entre elas, estão a sua ampliação, restauração e aquisição de novos equipamentos. Com isso, o que era antes uma casa de saúde, após as reformas, transformou-se em um Hospital Municipal que aumentou o número de seus leitos de 18 a 36, com potencial para ser um hospital regional. Em breve, a unidade contará com radiologia digital devido aos equipamentos modernos adquiridos.

CHS Vertentes

Algumas cirurgias já começaram a ser realizadas no CHS Vertentes, que vem sendo equipado com um dos maquinários mais modernos do país. Além da chegada de equipamentos para a realização de cirurgias por videolaparoscopia – sendo a primeira vez que o município terá acesso a este tipo de procedimentos -, em breve, será implantada a radiologia digital, após a inspeção do aparelho de raio-X com tecnologia DICOM (Comunicação de Imagens Digitais em Medicina, na sigla em inglês).

CHS Barreiros

O CHS Barreiros implantou a radiologia digital neste primeiro semestre, reduzindo significativamente o tempo de espera dos pacientes para laudos de tomografias realizadas na própria cidade.

CHS Timbaúba

Neste primeiro semestre, o CHS passou por uma série de renovações realizadas em parceria entre a Prefeitura Municipal e o CHS, que tem proporcionado inúmeros benefícios para toda a comunidade. Isso inclui a inauguração de três blocos cirúrgicos, uma nova ala de emergência e a disponibilização de novos leitos. Há ainda previsão de chegada de mais equipamentos modernos que permitirão a criação de um sistema de radiologia digital e telessaúde.

Treinamento, Capacitação e Ações

Foram realizados mais de 700 treinamentos para que os colaboradores se habilitassem ao uso do ERP Wareline em diversas aplicações, como assistência ao paciente, gestão de estoque e recursos, e gestão financeira e contábil.

Além disso, foram promovidos workshops e palestras. Entre os destaques estão a realização de curso intensivo de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) no CHS Alvorada; Capacitação para realização de videolaparoscopias e a roda de gestantes em Timbaúba, entre outros.

Roda de Gestantes no CHS Timbaúba

Foi promovida ainda uma campanha para arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul nas unidades CHS Anápolis e Alvorada.

CHS Aprendizagem: Revolução no Ensino em Saúde

Em março deste ano, o CHS deu início à sua jornada em prol da transformação do ensino em saúde no Brasil com o lançamento da CHS Aprendizagem, instituição de ensino superior em saúde, que se concentra em programas de pós-graduação, incluindo residências médicas, mestrados e doutorados em medicina, adotando a metodologia inovadora do ensino híbrido, conhecida como blended learning (ensino híbrido).

Já foram iniciadas as residências em:

  • Anestesiologia
  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Medicina Intensiva

Acreditação ONA: Compromisso com a Qualidade

Iniciamos, neste primeiro semestre, o planejamento estratégico para a obtenção da Acreditação ONA no CHS Vertentes, refletindo nosso compromisso com a qualidade e excelência em serviços de saúde.

Comitê de Acreditação CHS em visita à unidade CHS Vertentes [saiba mais]

Os hospitais que obtêm a Acreditação ONA têm muito a ganhar. Além do reconhecimento da qualidade dos serviços prestados, eles também usufruem de outros benefícios, como a otimização de processos, redução de erros e desperdícios, maior segurança para os pacientes e colaboradores, aumento da credibilidade no mercado e a possibilidade de aprimoramento contínuo.

Como uma Organização Social de Saúde responsável pela administração de hospitais do SUS, reconhecemos a importância de estarmos alinhados com os mais altos padrões de qualidade e excelência em serviços de saúde.

Fique por dentro

Para saber mais sobre nossas conquistas e avanços, visite sempre nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Estamos comprometidos em oferecer o melhor atendimento e continuar evoluindo para atender cada vez mais e melhor, fazendo valer o lema de que somos o SUS QUE DÁ CERTO! Vem muito mais por aí!

Rolar para o topo