Dois meses de CHS Alvorada: muitos desafios, muitas conquistas
No último sábado, 1º de junho, completamos dois meses de atividades do CHS Alvorada e, mesmo com todos os desafios, há muitas conquistas a serem comemoradas!
Nestes 60 dias, enfrentamos questões de bastante complexidade, e até mesmo um desastre natural sem precedentes na história do Rio Grande do Sul, que afetou quase todos os municípios do Estado. O CHS atuou de forma diligente, servindo como ponto de arrecadação de donativos e realizando a distribuição de kits de higiene e cobertores a membros da comunidade, entre outras ações.
Ainda assim, o atendimento no CHS Alvorada seguiu firme e forte, sempre pautado pelo compromisso com a comunidade e pela excelência em cuidados de saúde. E os números podem provar isso. Confira abaixo:
👶 164 bebês nascidos na unidade
Nos 60 dias de atendimento do CHS Alvorada, 164 bebês chegaram ao mundo na unidade – sem registros de óbito neonatal. Situação diferente da encontrada nos meses anteriores, quando a atividade era restrita em diversos momentos, impossibilitando o acesso da população que era obrigada a buscar outros municípios.
Chegamos a atender em nossa UTI um recém-nascido de apenas dois dias, em 21/05, trazido de helicóptero pelas Força Aérea, após nascimento no município de Candelária, ilhado desde o início das enchentes.
E mais do que apenas números, Fernanda Klein, Coordenadora de Enfermagem da Maternidade, destaca a introdução de mais humanização no atendimento. Ela lembra, com carinho, do nascimento de um bebê após sua mãe passar duas semanas internada na unidade. Mesmo prematuro, com 35 semanas, o menino esbanjou saúde após o parto normal.
“O dia estava bem tumultuado, com muitos atendimentos. Ainda assim conseguimos propiciar um ambiente tranquilo e acolhedor para o nascimento. João Vitor chegou ao som de ‘Anunciação’ e emocionou todos que estavam presentes”, relata. “O que também me fez muito feliz foi ver o trabalho bem feito e integrado de uma equipe multidisciplinar e a satisfação na carinha da mãe, que tinha apenas 18 anos”.
Fernanda Klein, Coordenadora de Enfermagem da Maternidade do CHS Alvorada
🚑 5.073 atendimentos na emergência
Durante o mês de Abril, o CHS Alvorada realizou 2.321 atendimentos na emergência. Já em Maio, o número subiu para 2.752 atendimentos.
Para a Coordenadora de Enfermagem Hospitalar, Jullyanne Pamela, os números são bastante expressivos, sobretudo devido à resistência inicial da população.
“Agora percebo, a cada dia, o aumento da procura da população ao nosso serviço. Vejo muita mudança e toda a equipe empenhada nas melhorias, com a população aceitando melhor nossa chegada”, afirma Jullyanne.
Jullyanne Pamela, Coordenadora de Enfermagem Hospitalar
A Coordenadora Matricial do Departamento Clínico e Terapêutico, Maria Luiza Nascimento, destaca que nos planos para a CHS Alvorada está a realização de mais cirurgias.
“Tanto cirurgias gerais como ginecológicas eletivas estão sendo programadas para acontecer em breve”, afirma.
Maria Luiza Nascimento, Coordenadora Matricial do Departamento Clínico e Terapêutico
Desafios e Conquistas
Os resultados são positivos, e ainda há um longo caminho pela frente. Nestes dois meses celebramos novas contratações médicas, aquisição de equipamento de raio-X e de novos leitos de UTI e de novos equipamentos para a UTI Neonatal.
“Estamos trabalhando para melhorar a nossa emergência, sobretudo por causa da estrutura que recebemos, que não estava adequada para a grande demanda que recebemos”.
Gilmar Seibel, Responsável de Unidade do CHS Alvorada
Estamos confiantes de que o CHS Alvorada não apenas atenderá, mas superará as expectativas de nossa comunidade. Continuaremos nesta jornada de melhorias e inovações, trabalhando incansavelmente para fornecer cuidados de saúde que sejam não só acessíveis, mas também compassivos e de excelência reconhecida. Essa é a filosofia do SUS QUE DÁ CERTO!